Xand Avião está com doença incurável e médica explica tratamento do cantor

Xand Avião, uma das figuras mais reconhecidas do forró brasileiro, revelou em 2023 que está lidando com a psoríase, uma condição crônica da pele que afeta uma grande parte da população mundial. A revelação feita pelo cantor de 42 anos pegou os fãs de surpresa.

Em entrevista a Caras Brasil, uma médica dermatologista ofereceu visão detalhada sobre o tratamento da psoríase. Ela destacou que, embora a doença não tenha cura definitiva, é possível controlar seus sintomas de maneira eficaz, proporcionando aos pacientes uma vida mais confortável.

A dermatologista enfatizou que o tratamento exige um diálogo próximo com os pacientes, considerando que a psoríase não possui cura. Mas com o tratamento adequado, é possível viver sem as lesões que caracterizam a condição.

Tratamento visa cuidar melhor da pele do paciente

A médica também afirmou que o objetivo principal do tratamento é manter a pele “bem próxima do normal”. Para os casos menos intensos, o tratamento inicial costuma envolver a hidratação constante da pele, o uso de cremes queratolíticos e terapias com luz UVA e UVB.

Outro cuidado a ser tomado é quanto à exposição solar, que precisa ser cuidadosamente controlada. Já nos casos mais graves, medicamentos orais e terapias imunobiológicas podem ser necessários.

Doença traz grandes impactos psicológicos para o paciente

A psoríase não afeta apenas a pele, mas também pode trazer sérios impactos psicológicos. De acordo com a especialista, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pacientes é a alteração da autoestima, que pode afetar profundamente suas relações sociais e emocionais.

A maior complicação que devemos estar atentos é a psicológica, que pode mexer com a autoestima e alterar a vida dessas pessoas de forma sociocultural negativamente“, disse Luciana Maluf. Além dos desafios emocionais, a psoríase pode causar complicações físicas, como o ressecamento intenso da pele e a maior vulnerabilidade a infecções, devido ao comprometimento da barreira cutânea.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.